Projeto “Animais como Nós” – Devolução à Natureza de uma coruja-do-mato
Projeto “Animais como Nós” – Devolução à Natureza de uma coruja-do-mato
Com a colaboração do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da U.T.A.D., tivemos o prazer de devolver à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) na companhia de vários jovens da Associação de Solidariedade Social Via Nova. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto “Animais como Nós”, uma iniciativa que visa sensibilizar crianças e jovens acerca da fauna selvagem de Portugal!
A coruja-do-mato é uma ave de rapina noturna com plumagem castanha e malhas claras. É uma ave sedentária e residente, estando distribuída por todo o país, podendo ser encontrada em bosques e florestas.
É um predador generalista, com uma dieta variada, desde pequenos mamíferos (em particular roedores), pequenas aves, anfíbios, répteis, anelídeos e insetos que captura no solo, apresentando uma elevada importância ecológica no controlo das populações de presas e ajudando a prevenir pragas.
Infelizmente, a coruja-do-mato, tal como as outras espécies de coruja, continua a ser associada a superstições e é muitas vezes perseguida. Na realidade, esta ave é extremamente importante para o Ambiente e deve ser respeitada e protegida.