O abelharuco é uma ave migratória de tamanho médio. Esta é uma espécie facilmente distinguível pela sua coloração. Os aspetos mais característicos são a garganta amarela, o peito e o ventre azulados, o dorso vermelho e a máscara preta. A cauda é comprida, com as duas penas centrais a destacarem-se das restantes.
Globalmente, existem dois grandes núcleos populacionais de abelharuco que são indistinguíveis em termos de aspeto, mas diferenciadas pela distribuição geográfica. Uma delas nidifica na Europa e Ásia até ao Sul da Rússia e Norte de África, migrando para o Sul Africano na estação mais fria. A segunda população, exclusivamente africana, nidifica na região da Namíbia, migrando para Norte até à África central na época mais fria. Em Portugal, o abelharuco é uma ave estival que chega no início de Abril e está presente até Setembro, sendo comum em quase toda a região a sul do Tejo. A norte deste rio é menos comum e distribui-se sobretudo pela metade interior do território.
O abelharuco alimenta-se de insetos, principalmente abelhas, vespas, térmitas e gafanhotos, capturando-os em voo. Posto isto, apresenta uma elevada importância ecológica no controlo populacional das suas presas.
Fotografia de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)