O andorinhão-preto é uma ave fascinante que passa a maior parte da sua vida a voar, pousando apenas na época de reprodução ou em situações meteorológicas extremas. Durante as suas longas migrações, voa tanto durante o dia como durante a noite. Bebe e come em pleno voo e sobe a grandes altitudes para dormir.
Com a sua silhueta em forma de foice e voo rápido, pode ser confundido com o andorinhão-pálido. No entanto, distingue-se pela plumagem escura e uniforme Tem patas muito curtas e, por isso, evita pousar no solo, preferindo descolar de pontos altos. É conhecido pelas suas vocalizações estridentes, emitidas em grupo durante voos sociais, que ajudam na identificação da espécie mesmo à distância.
O andorinhão-preto é uma ave migratória que nidifica na Europa e Ásia, durante a primavera e o verão, invernando na África subsariana. Em Portugal, é comum entre abril e setembro, sendo avistado em muitas vilas e cidades do nosso país. Tende a
nidificar em fendas de edifícios ou escarpas.
Esta ave alimenta-se exclusivamente de insetos que captura em voo, tendo um importante papel ecológico no controlo populacional das suas presa.
O andorinhão-preto enfrenta ameaças crescentes. Os pesticidas reduzem a disponibilidade de alimento e as alterações climáticas afetam as populações de insetos e os padrões meteorológicos, prejudicando a migração e reprodução da espécie.
Para ajudar esta espécie, pode participar no projeto Andorin, registando ninhos e colónias aqui: www.andorin.pt/registo-de-ninhos.
Fotografia de: Aksander https://www.biodiversity4all.org/observations/93817579
(Chamada para a rede móvel nacional)