Chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus)
O chapim-de-poupa possui uma plumagem predominantemente castanha e branca. Apresenta uma linha preta que contorna a base do pescoço e se funde com uma mancha negra na garganta. Os adultos identificam-se facilmente pela pequena poupa que têm no alto da cabeça.
Pode ser encontrado em grande parte do continente europeu e distribui-se de norte a sul de Portugal, sendo observado durante todo o ano. Os seus habitats de eleição são os pinhais e, em menor grau, os sobreirais e outras formações florestais.
Alimentam-se sobretudo de sementes e insetos, tendo um papel importante no controlo das populações das suas presas, sendo uma grande ajuda no combate a pragas como a processiona?ria-do-pinheiro. A processionária é considerada um problema sério de saúde pública, já que os seus pelos urticantes podem causar alergia e, em alguns casos, choques anafiláticos em humanos e animais. Os chapins, nomeadamente o chapim-de poupa, são das poucas aves capazes de se alimentar da larva deste inseto, sendo extremamente importantes para o seu controlo populacional. Se quiser ajudar o chapim-de-poupa pode instalar caixas-ninho para que possam nidificar de forma segura e confortável.
Fotografia de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)