A cia, também conhecida como escrevedeira-de-garganta-cinzenta, é uma pequena ave que se distingue pela sua plumagem discreta mas elegante. Apresenta tons acastanhados e cinzentos que se confundem com os habitats pedregosos que frequenta, destacando-se a cabeça cinzenta-azulada com listas pretas, em forma de tridente. As partes inferiores são
ocres e o dorso castanho-claro e listado. As fêmeas e os juvenis têm uma coloração mais esbatida.
É uma espécie residente no sul da Europa, norte de África e sudoeste da Ásia, preferindo habitats abertos e rochosos, como escarpas, encostas montanhosas e terrenos agrícolas com muros de pedra. Em Portugal, pode ser observada ao longo de todo o ano e é mais comum nas zonas montanhosas do interior norte e centro, incluindo a região de Trás-os -Montes.
A dieta da cia baseia-se essencialmente em sementes, mas durante a época reprodutora consome também pequenos invertebrados, como insetos e larvas, para suprir as necessidades proteicas dos juvenis. Posto isto, apresenta um papel ecológico importante no controlo populacional das suas presas e na dispersão de sementes.
Fotografia de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)