A cobra-lisa-meridional, também conhecida como cobra-lisa-bordalesa, apresenta coloração acinzentada com um padrão de manchas escuras dispostas em fila ao longo do dorso. O seu ventre é axadrezado e caracteriza-se por uma linha mais escura que vai do olho ao pescoço. Esta espécie é parecida com a cobra-lisa-europeia, mas apresenta algumas diferenças nos padrões ventral, dorsal e na linha escura da cabeça que na cobra-lisa-europeia vai da narina até ao pescoço.
Este réptil pode ser encontrado na Península Ibérica, assim como algumas zonas de Itália e França. Em Portugal Continental, pode ser encontrado em praticamente todo o território. Ocorre numa ampla diversidade de habitats, tais como florestas, prados, campos agrícolas e zonas rochosas.
Esta espécie alimenta-se essencialmente de outros répteis, apresentando um papel importante no controlo populacional das suas presas.
Fotografia de: Benny Trapp https://en.wikipedia.org/wiki/Coronella_girondica#/media/File:BennyTrapp_Coronella_girondica.jpg
(Chamada para a rede móvel nacional)