fbpx

Cobra-rateira

(Malpolon monspessulanus)

Cobra-rateira

(Malpolon monspessulanus)

As cobras, apesar de incompreendidas, são animais extremamente importantes! Uma das espécies que pode ser encontrada no SAVB é a cobra-rateira.

A cobra-rateira é a maior serpente da Europa, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento. Esta cobra é esverdeada com tons de castanho. A cabeça e o pescoço do macho tendem a ser mais claros. Por outro lado, a fêmea é geralmente menor e com coloração mais uniforme.

Esta espécie ocupa uma grande variedade de habitats como matos, bosques, zonas agrícolas e montanhas. Distribui-se pelo Sudoeste da Europa, Norte de África e oeste da Ásia. Em Portugal, distribui-se amplamente por todo o território.

É importante realçar que a cobra-rateira não é perigosa para o ser humano. Apesar de ser venenosa, esta espécie tem um mecanismo muito rudimentar de injecção e o seu veneno é extremamente fraco. Por outro lado, este réptil apresenta uma elevada importância ecológica no controlo populacional das suas presas. Os juvenis alimentam-se sobretudo de insetos, enquanto os adultos predam maioritariamente lagartixas, outras cobras e roedores, ajudando a controlar pragas.

Posto isto, caso se deparem com esta espécie ou qualquer outra cobra, por favor, não a matem, pois elas têm mais medo de nós do que nós temos delas, além de serem muito importantes para a Natureza.

Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/

Formas de ajudar o SAVB...

VOLUNTARIADO

APADRINHAMENTO

Acede ao link

Quero Apadrinhar

SÓCIO SAVB

Acede ao link

Quero Ser SÓCIO

Serviços D.T.C

Acede ao link

Quero saber +

Contactos

R. Costa, 5425-011 Anelhe

santuarioanimalvidaboa@gmail.com

+351 962 115 445

(Chamada para a rede móvel nacional)