fbpx

Coelho-bravo

(Oryctolagus cuniculus)

Coelho-bravo

(Oryctolagus cuniculus)

O coelho-bravo é um mamífero que pode ser avistado no SAVB. A sua pelagem é geralmente acinzentada e a parte inferior da cauda é branca. Esta espécie tem orelhas menores e pernas mais curtas do que as lebres.

Este mamífero ocorre sobretudo em parcelas agrícolas e matos, com vegetação herbácea e arbustiva onde se possa esconder. Constrói tocas comunitárias, com galerias interligadas e várias entradas e saídas. O coelho-bravo pode reproduzir-se em qualquer altura do ano.

Este coelho é nativo de Portugal, Espanha, França e noroeste de África, mas foi introduzido em diversos países do mundo. Em Portugal, o coelho-bravo pode ser observado em grande parte do território nacional.

Esta espécie é herbívora e é fulcral para o equilíbrio do ecossistema, fazendo parte da dieta de diversos animais, nomeadamente espécies ameaçadas como o lince-ibérico e a águia-imperial-ibérica. Infelizmente, as suas populações têm sido afetadas por duas doenças de origem viral: a mixomatose e a doença hemorrágica viral. Além disso, a perda e a degradação do habitat continuam a ser ameaças importantes para o coelho-bravo. Posto isto, tem havido enormes esforços para a recuperação das populações desta espécie.

Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/

Formas de ajudar o SAVB...

VOLUNTARIADO

APADRINHAMENTO

Acede ao link

Quero Apadrinhar

SÓCIO SAVB

Acede ao link

Quero Ser SÓCIO

Serviços D.T.C

Acede ao link

Quero saber +

Contactos

R. Costa, 5425-011 Anelhe

santuarioanimalvidaboa@gmail.com

+351 962 115 445

(Chamada para a rede móvel nacional)