O corvo-marinho-de-faces-brancas é uma ave de médio-grande porte, robusta e de plumagem preta. O bico é comprido e cinzento com a base amarela. As faces são brancas e o seu pescoço é robusto e longo. No Santuário Animal Vida Boa é fácil ver esta ave junto ao rio durante o outono e inverno.
Esta espécie tem uma distribuição muito alargada, distribuindo-se por todos os continentes, com exceção da América do Sul e da Antártida. É essencialmente invernante em Portugal Continental (Setembro a Março), ocorrendo na totalidade do território. Pode ser encontrado em zonas húmidas costeiras e nos estuários, assim como em barragens, albufeiras, lagoas e rios do interior do país. Desde há alguns anos também já existem algumas colónias nidificantes, nomeadamente na albufeira do Alqueva. Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, os poucos registos conhecidos dizem respeito a indivíduos observados durante o outono e o inverno.
Os corvos-marinhos-de-faces-brancas são excelentes pescadores, podendo permanecer debaixo de água durante vários segundos. Alimentam-se de peixes e crustáceos, desempenhando um importante papel ecológico como controladores de populações de animais aquáticos. Uma das ameaças para esta espécie é a poluição da água, pelo que todos nós devemos fazer um esforço coletivo por manter estes locais limpos e livres de resíduos.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)