O corvo é uma grande ave de cor negra. Distingue-se da gralha-preta pelo facto de planar frequentemente, voando em círculos, e também pela cauda longa e cuneiforme. A sua vocalização confirma a sua identificação. O corvo é conhecido por ter uma excelente capacidade de adaptação e aprendizagem, além de ser capaz de imitar vários sons, incluindo a voz humana.
Esta ave tem uma distribuição bastante ampla, podendo ser encontrada na Europa, norte de África, Ásia central e Sibéria. Em Portugal é atualmente relativamente escassa na maior parte do território e, apesar de ter uma distribuição ampla, ocorre geralmente em densidades muito baixas, raramente sendo possível observar mais de dois ou três indivíduos juntos. Frequenta sobretudo zonas pouco habitadas no interior do país, apreciando zonas escarpadas e inacessíveis. Em Portugal, é uma espécie residente, podendo ser visto durante todo o ano.
Esta espécie é omnívora, consumindo de forma oportunista matéria animal e vegetal. O consumo de carne de cadáveres tem um peso bastante grande na sua dieta. Tendo hábitos necrófagos, o corvo apresenta um importante papel ecológico no ciclo dos nutrientes e na prevenção da disseminação de doenças.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)