A doninha é um mamífero pequeno e esguio, com um comprimento total que ronda os 30 cm. O pescoço e o corpo são alongados e os membros curtos. A sua pelagem, muito curta e densa, é castanha no dorso e branca na parte ventral. Esta espécie passa por duas mudas por ano, uma na Primavera e outra no Outono. Em latitudes elevadas a pelagem de Inverno pode ser totalmente branca. Embora possa ser confundida com o arminho, é facilmente distinguível por não apresentar a ponta da cauda preta.
A doninha está presente na América do Norte, Ásia, Norte de África bem como por toda a Europa. Foi ainda introduzida na Nova Zelândia e na Austrália com a intenção de ajudar a combater pragas de roedores. Em Portugal, é essencialmente encontrada em terrenos agrícolas. É considerada uma espécie comum, com uma distribuição uniforme de norte a sul do território continental.
Quanto à alimentação, a doninha preda pequenos mamíferos, aves, anfíbios e répteis, tendo um papel importante no controlo populacional das suas presas.
_
Fotografias: https://www.biodiversity4all.org/photos/145063232
(Chamada para a rede móvel nacional)