O escaravelho-da-batata é um inseto invasor em Portugal. Esta espécie tem corpo oval de coloração amarela ou alaranjada, com linhas negras características. Este escaravelho alimenta-se das folhas de batateiras, causando estragos significativos nas culturas.
Originário do México, espalhou-se pelo mundo. No final do século XIX, invadiu plantações de batata nos EUA e chegou à Europa após a Primeira Guerra Mundial. Hoje, está presente em grande parte da América do Norte, Europa e partes da Ásia.
Este escaravelho é altamente voraz. As larvas causam os maiores danos, destruindo a folhagem das batateiras. A perda das folhas reduz a capacidade da planta de produzir hidratos de carbono para os tubérculos, diminuindo a produtividade e a qualidade das batatas.
No México, onde é nativo, o escaravelho-da-batata está integrado na dinâmica natural do ecossistema, sendo controlado por predadores naturais e alimentando-se de solanáceas selvagens. Fora desse contexto, torna-se uma ameaça à biodiversidade e à agricultura. No entanto, há medidas sustentáveis que podem ajudar a proteger as batateiras deste inseto como a rotação de culturas, alternando batatas com plantas não hospedeiras, como cereais.
(Chamada para a rede móvel nacional)