O gafanhoto-do-Egipto é o maior gafanhoto de Portugal e um dos maiores da Europa, podendo chegar a medir de 20 a 30cm. O corpo pode ter tons de castanho, cinzento e/ou amarelo e os olhos são caracteristicamente riscados. As antenas são curtas e robustas.
Os indivíduos são solitários, alimentando-se essencialmente de folhas de árvores e arbustos, não sendo assim um risco para as colheitas. Hibernam durante o Inverno e reproduzem-se na Primavera, com uma geração por ano. Os ovos são postos no solo e as ninfas eclodem no início do Verão. Os machos passam por seis fases de crescimento até ao estado adulto, enquanto as fêmeas podem ir até 8 fases de crescimento.
Este gafanhoto é nativo do sudeste da Europa, oeste da Ásia e norte de África, podendo ser encontrado por todo o território continental Português, sobretudo em árvores, sebes, áreas urbanas, parques e jardins.
Sendo um inseto herbívoro é uma espécie muito importante por estar na base da cadeia alimentar, servindo de alimento a várias espécies de vertebrados.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)