A garça-real é a maior garça que ocorre em Portugal, podendo atingir aproximadamente 1 metro de altura. Caracteriza-se pela sua cor cinzenta-clara, assim como pelo seu pescoço longo e esbranquiçado, que contrasta com o cinzento do dorso e das asas. O bico é comprido, direito e robusto, amarelo-alaranjado. Quando em voo, retrai o pescoço em forma de “s”.
A garça-real distribui-se por toda a Europa, África (à exceção do Sahara) e Ásia central e do sul. Em Portugal, pode ser encontrada ao longo de todo o território continental, Açores e Madeira, tanto no litoral como nas zonas húmidas do interior.
Em Portugal Continental, os efetivos populacionais aumentam no Inverno, devido à chegada de garças-reais provenientes da Europa Ocidental e Central.
Esta ave alimenta-se de peixes, mas também de répteis, anfíbios, pequenos mamíferos, insetos, moluscos e crustáceos. Assim, desempenha um importante papel ecológico como controlador de populações das suas presas, sendo também um bom indicador da qualidade biológica do meio hídrico.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)