De porte robusto e corpo arredondado, o javali é semelhante a um porco, podendo chegar a ter 1,80m de comprimento. Tem uma pelagem espessa e um tufo de pelos na extremidade da cauda. No macho destacam-se os afiados dentes caninos (presas), curvados e projetados para o exterior da boca. Os seus membros são curtos e robustos e é notívago.
O javali é um animal social que se desloca em grupos matriarcais. Os machos adultos vivem solitários juntando-se aos grupos na época do cio. Têm uma ninhada por ano, com duas a dez crias.
A área de distribuição desta espécie estende-se pela Europa, Ásia e norte de África. O javali está amplamente distribuído por todo o território português, onde o único predador que dele se alimenta é o lobo-ibérico. Estes mamíferos adaptam-se facilmente a diferentes habitats, mas preferem florestas, nomeadamente pinhais.
O javali é um animal omnívoro oportunista, alimentando-se de raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes, plantações (milho, batata, …), caracóis, minhocas, insetos, ovos e por vezes pequenos mamíferos. Um número controlado de javalis pode favorecer a diversidade e dispersão de sementes e o combate a insetos considerados pragas para a agricultura.
(Chamada para a rede móvel nacional)