A lontra-europeia é um mamífero fascinante que pode ser encontrado no rio que passa junto ao nosso Santuário. Tem um corpo alongado com membros curtos e uma cauda longa. A forma do corpo e o pelo denso são algumas das características que permitem que a lontra tenha uma boa adaptação ao ambiente aquático. Não existe uma época de reprodução definida, embora a maioria dos nascimentos ocorram na Primavera e Verão.
A lontra-europeia ocorre numa grande variedade de zonas húmidas de água doce, preferencialmente pouca poluídas. Contudo, também podem ocorrer em ambientes salobros ou mesmo frequentar ambientes de água salgada no litoral. Tem distribuição Euro-asiática, ocupando também zonas do Norte de África. Em Portugal, a distribuição é generalizada por todo o território continental.
Estes animais alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos, nomeadamente o lagostim-vermelho-do-Louisiana (Procambarus clarkii), espécie invasora presente nas nossas zonas húmidas, embora possa comer também anfíbios e pequenas aves e mamíferos.
Na Península Ibérica, não tem predadores naturais conhecidos. Estando num ponto cimeiro da cadeia alimentar e sendo uma espécie oportunista, desempenha um importante papel ecológico como controlador de populações de animais aquáticos, sendo também um bom indicador da qualidade biológica do meio hídrico.
Assim sendo, é um privilégio saber que também elas encontram aqui uma vida boa. Para as proteger, por favor, tenha atenção quando conduz durante a noite. Outra ameaça para esta espécie é a poluição da água, além da destruição da vegetação ripícola, pelo que todos nós devemos fazer um esforço coletivo por manter estes locais limpos e livres de resíduos.
(Chamada para a rede móvel nacional)