O louva-a-deus-comum é um inseto de porte médio, medindo entre 4 a 6 cm de comprimento. Tem uma cabeça que gira até 180 graus, antenas longas e delgadas, além de olhos grandes. Uma das curiosidades mais notáveis é a postura das patas anteriores, que se dobram de forma a lembrar uma postura de oração — origem do seu nome popular. As suas patas são preênseis e têm espinhos que servem para capturar e segurar as presas. Um comportamento interessante dessa espécie é o canibalismo sexual: durante a cópula, é comum que a fêmea consuma o macho, uma prática que tem sido associada a uma maior produção de ovos, já que fornece nutrientes adicionais para a reprodução.
O louva-a-deus-comum é uma espécie amplamente distribuída. Em Portugal continental, pode ser encontrado em todo o território, sendo um dos insetos nativos mais comuns. Fora de Portugal, também ocorre em grande parte da Europa, Ásia, África e América do Norte (onde foi introduzido). Esta ampla distribuição reflete a capacidade de adaptação da espécie a diversos habitats, desde campos abertos e pastagens até zonas de vegetação densa.
O louva-a-deus-comum alimenta-se principalmente de outros pequenos invertebrados, como moscas, grilos e pequenas aranhas, tendo um papel ecológico importante no controlo populacional das suas presas.
Fotografia por: Charles J. Sharp https://en.wikipedia.org/wiki/European_mantis#/media/File:European_praying_mantis_(Mantis_religiosa)_green_female_Dobruja.jpg
Para mais informações:
962 115 445 (chamada para a rede móvel nacional)
santuarioanimalvidaboa@gmail.com
(Chamada para a rede móvel nacional)