Trata-se de uma ave de rapina de pequeno porte, com plumagem acastanhada com manchas brancas. Este pequeno mocho é a ave de rapina noturna mais fácil de observar, devido aos seus hábitos parcialmente diurnos.
Distribui-se por grande parte da Europa, Ásia e Norte de África. Em Portugal, encontra-se por todo o território continental. É uma espécie residente, que está presente no país durante todo o ano e ocorre em terrenos abertos, campos agrícolas, assim como na proximidade de quintas e povoações.
A sua dieta é maioritariamente composta por grandes insetos, invertebrados, pequenos roedores, répteis e outras aves. Posto isto, apresenta uma grande importância ecológica no controlo populacional das presas, agindo como controlo natural de pragas.
Nas últimas décadas as populações europeias e nacionais sofreram um declínio moderado. Para tal têm contribuído a perda de áreas de mosaico de paisagens, a ingestão de presas envenenadas, a perda de locais de nidificação e os atropelamentos nas estradas. Assim sendo, a implementação de medidas de proteção do seu habitat e a manutenção de práticas agrícolas e pecuárias tradicionais serão estratégias significativas para a sua conservação.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)