O morcego-de-ferradura-pequeno é o menor morcego-de-ferradura da Europa, com uma envergadura que varia entre 19 e 25 cm. Esta é uma espécie cavernícola não exclusiva, utilizando grutas e minas de água como abrigo durante o inverno, pois depende de temperaturas constantemente baixas para hibernar. Este período crítico do seu ciclo anual inicia-se no final de setembro ou início de outubro e prolonga-se até ao final do inverno.
Os acasalamentos desta espécie ocorrem no final do verão, sendo que os embriões permanecem em latência durante a hibernação, retomando o seu desenvolvimento apenas na primavera seguinte. Os nascimentos, geralmente de uma cria por progenitora, ocorrem maioritariamente em junho, em locais como casas abandonadas, caves e sótãos, onde a temperatura ambiente se mantém relativamente constante e elevada.
Esta espécie distribui-se por todos os países europeus do Mediterrâneo e também em algumas áreas do norte de África. Em Portugal, está presente em todo o território continental, destacando-se Trás-os-Montes como a região onde apresenta a sua área contínua de ocupação mais extensa.
O morcego-de-ferradura-pequeno alimenta-se, entre outros insetos, da mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae), uma praga que causa grandes prejuízos na agricultura. Posto isto, apresenta uma elevada importância ecológica no controlo populacional das suas presas.
_
Fotografias:
1ª https://www.biodiversity4all.org/photos/102259155
2ª Helena Raposeira
(Chamada para a rede móvel nacional)