A osga-moura, também conhecida como osga-comum, é um réptil que pode ser encontrado no SAVB. Trata-se de uma osga robusta, que pode alcançar os 18 cm de comprimento. A sua pele tem um aspecto rugoso e apresenta cinco dedos em cada pata. Esta espécie exibe garras desenvolvidas apenas no 3º e 4º dedos de cada pata, o que a distingue da osga-turca que exibe unhas em todos os dedos.
A osga-moura é um animal de hábitos essencialmente crepusculares e noturnos, podendo ser encontrada em locais rochosos, terrenos agrícolas e jardins. Em termos de distribuição pode ser encontrada na Bacia do Mediterrâneo (Sul da Europa e Norte de África). Em Portugal Continental pode ser encontrada de Norte a Sul do País. Também se encontra na Madeira, onde foi introduzida.
A osga-moura alimenta-se de artrópodes e outros invertebrados como caracóis e lesmas, mas também ingerem produtos vegetais e pequenos répteis. Ao contrário do que muitos mitos indicam, não possui veneno e é totalmente inofensiva. Infelizmente, estas crenças fazem com que muitas pessoas as matem. Por favor, não o façam, pois são animais inofensivos e muito importantes, uma vez que ajudam a controlar pragas.
(Chamada para a rede móvel nacional)