O ouriço-cacheiro o único mamífero em Portugal que apresenta o dorso e os flancos cobertos por espinhos que são, na realidade, pelos modificados. Além disso, este mamífero destaca-se pelo seu focinho pontiagudo, orelhas pequenas e olhos pretos. Perante uma ameaça, enrola-se e forma uma bola, expondo apenas as zonas cobertas por espinhos.
De hábitos crepusculares e noturnos, ocorre numa variada gama de habitats, nomeadamente florestas de caducifólias, bosques, campos agrícolas e parques urbanos.
Esta espécie pode ser encontrada na Europa Ocidental, norte da Rússia e Ásia Central. Além disso, foi introduzido na Nova Zelândia. Em Portugal continental distribui-se de norte a sul do país. Ocorre também, enquanto espécie introduzida, no arquipélago dos Açores.
O ouriço-cacheiro alimenta-se maioritariamente de pequenos invertebrados, mas também pode predar ovos de aves, anfíbios, répteis e pequenos roedores, além de ingerir cereais e frutos silvestres. Posto isto, apresenta uma elevada importância no controlo populacional das suas presas e na dispersão de sementes.
Fotografia de: Jörg Hempel https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erinaceus_europaeus_LC0119.jpg
(Chamada para a rede móvel nacional)