O papa-moscas-preto mede aproximadamente 13 cm e pode ser visto em Portugal como migrador de passagem, sobretudo entre agosto e novembro, apresentando já a coloração de Inverno. Esta pequena ave apresenta colorações bem distintas no Verão e no Inverno. O macho de Verão, raramente observado em Portugal, é preto na parte superior com fonte branca, peito branco e uma área branca bem visível nas asas. A fêmea e macho de Inverno são muito semelhantes, apresentando coloração mais acastanhada, menor fonte branca e menor área branca nas asas.
O papa-moscas-preto nidifica sobretudo nos países do Norte e Leste da Europa e Sudoeste da Ásia e inverna na África Ocidental, sobretudo na região do Golfo da Guiné. Usa a Península Ibérica como área de reabastecimento durante as suas jornadas migratórias, podendo ser visto por todo o território de Portugal Continental.
O papa-moscas-preto gosta de bosques, podendo ser visto também em jardins e campos com árvores. Alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados, ajudando a controlar a população das suas presas. Caso se depare com um exemplar desta ave, contemple-a sem perturbar. São aves bastante úteis e aprazíveis de se observar.
Fotografia de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)