O peneireiro-de-dorso-malhado, também conhecido como peneireiro-vulgar, é uma ave de rapina que pode ser obervada no SAVB. O nome desta ave provém do hábito de peneirar (pairar em voo) enquanto procura presas durante a caça. Este peneireiro é facilmente identificável pelo seu dorso cor-de-tijolo (arruivado) e pintalgado de preto (especialmente na fêmea), assim como pelas suas garras negras.
Esta ave está presente por toda a Europa, Norte de África e Oeste da Ásia. Em Portugal Continental, pode ser observada por todo o País. Apesar de ser uma espécie residente no nosso País, durante o Inverno o território continental recebe indivíduos provenientes do norte da Europa, podendo ser também observado no Arquipélago da Madeira.
O peneireiro-de-dorso-malhado ocupa uma grande variedade de habitats, como áreas agrícolas e meios urbanos. A sua dieta é constituída essencialmente por roedores, mas também se alimenta de insetos, pequenos répteis, rãs e pequenas aves. É por isso um grande aliado na agricultura, tendo um importante papel ecológico no controlo populacional das suas presas.
Fotografia: https://insects.at/index.php/da/aves/falconiformes/falconidae/1300-falco-tinnunculus
(Chamada para a rede móvel nacional)