O pica-pau-malhado-grande identifica-se pela sua plumagem essencialmente preta e branca e pelo tom vermelho intenso na zona traseira junto à cauda. Esta espécie tem um dimorfismo sexual evidente, já que os machos têm uma mancha vermelha na nuca que as fêmeas não apresentam.
Este pica-pau é territorial e, como o nome indica, constrói o seu ninho picando um orifício numa árvore onde fará a postura de 4 a 6 ovos entre Maio-Junho. Os ovos são chocados e criados por ambos os membros do casal. Prefere áreas altamente arborizadas, matas e bosques de pinhais, carvalhais, sobreirais e azinhais para viver e se reproduzir, mas também consegue ser bem-sucedido em jardins e parques.
O pica-pau-malhado-grande está presente em toda a Europa e no centro da Ásia. É uma espécie residente em Portugal Continental, podendo ser vista durante todo o ano de Norte a Sul do País.
Tem uma língua bastante comprida com uma substância colante na ponta para capturar insetos e outros invertebrados, contribuindo para o controlo populacional das suas presas. No entanto, alimenta-se também de sementes de coníferas no Inverno e, ocasionalmente, de ovos e crias de outras aves. É um frequentador assíduo de comedouros artificiais durante o inverno, sendo esta uma boa estratégia para ajudar esta simpática ave.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)