fbpx

Pisco-de-peito-ruivo

(Erithacus rubecula)

Pisco-de-peito-ruivo

(Erithacus rubecula)

O Pisco-de-peito-ruivo pode ser encontrado no SAVB e é muito fácil de identificar por apresentar face, garganta e peito ruivos. Os juvenis são acastanhados com aspeto sarapintado, sem apresentar o babete ruivo.

Esta é uma ave tipicamente europeia, embora também ocorra no Médio Oriente e Norte de África. Em Portugal, é uma espécie residente nos Açores, Madeira e Portugal Continental. No Continente, a população é reforçada com a chegada de aves invernantes provenientes da Europa Central e do Norte, aumentando o seu efetivo populacional.

Ocorre numa vasta variedade de habitats com substrato arbóreo e arbustivo, tais como bosques, matos, galerias ribeirinhas, mas também em meios humanizados, tal como parques ou jardins de cidades.

Durante a Primavera e Verão, esta espécie alimenta-se maioritariamente de invertebrados. No Inverno, também consome azeitonas, bagas, pedaços de bolota e sementes. Posto isto, é notória a sua importância ecológica no controlo de populações de insetos e na disseminação de sementes.

Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/

Formas de ajudar o SAVB...

VOLUNTARIADO

APADRINHAMENTO

Acede ao link

Quero Apadrinhar

SÓCIO SAVB

Acede ao link

Quero Ser SÓCIO

Serviços D.T.C

Acede ao link

Quero saber +

Contactos

R. Costa, 5425-011 Anelhe

santuarioanimalvidaboa@gmail.com

+351 962 115 445

(Chamada para a rede móvel nacional)