O Pisco-de-peito-ruivo pode ser encontrado no SAVB e é muito fa?cil de identificar por apresentar face, garganta e peito ruivos. Os juvenis sa?o acastanhados com aspeto sarapintado, sem apresentar o babete ruivo.
Esta é uma ave tipicamente europeia, embora também ocorra no Médio Oriente e Norte de África. Em Portugal, é uma espécie residente nos Açores, Madeira e Portugal Continental. No Continente, a população é reforçada com a chegada de aves invernantes provenientes da Europa Central e do Norte, aumentando o seu efetivo populacional.
Ocorre numa vasta variedade de habitats com substrato arbóreo e arbustivo, tais como bosques, matos, galerias ribeirinhas, mas também em meios humanizados, tal como parques ou jardins de cidades.
Durante a Primavera e Verão, esta espécie alimenta-se maioritariamente de invertebrados. No Inverno, também consome azeitonas, bagas, pedaços de bolota e sementes. Posto isto, é notória a sua importância ecológica no controlo de populações de insetos e na disseminação de sementes.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)