fbpx
Search
Close this search box.

Prionus coriarius

(Prionus coriarius)

Prionus coriarius

(Prionus coriarius)

Esta espécie de escaravelho da família Cerambycidae mede entre 18 e 45 milímetros e as fêmeas são maiores que os machos. Esta espécie em particular apresenta tons acastanhados ou pretos na fase adulta e as suas larvas desenvolvem-se em troncos em decomposição, tanto de árvores de folha caduca, como de coníferas. As fêmeas colocam os seus ovos na base das árvores mortas e as larvas deslocam-se para as raízes, onde se alimentam durante pelo menos três anos. Os adultos emergem e podem ser observados de julho a setembro, sendo a sua atividade principalmente crepuscular e noturna.

O Prionus coriarius trata-se de um exemplo de inseto saproxílico, ou seja, depende de madeira morta pelo menos em parte do seu desenvolvimento.

Muitas larvas, como por exemplo de Prionus coriarius, ao alimentar-se da madeira morta, vão decompô-la, regulando o ciclo de nutrientes das florestas. Este é um mecanismo imprescindível para a manutenção de uma floresta saudável e sustentável.

Devido à sua dependência de madeira morta ou em decomposição, o abate de árvores de grande porte é a principal causa do declínio das populações destes escaravelhos. Plantar árvores autóctones, não remover madeira em decomposição e enterrar total ou parcialmente a madeira de espécies nativas são formas de ajudar estes seres tão importantes para os nossos ecossistemas florestais. Algumas espécies de escaravelhos saproxílicos precisam de árvores antigas, que levam centenas de anos a crescer, por isso os esforços de conservação precisam de se focar em estratégias a longo prazo para proteger as árvores mais longevas.

Formas de ajudar o SAVB...

VOLUNTARIADO

APADRINHAMENTO

Acede ao link

Quero Apadrinhar

SÓCIO SAVB

Acede ao link

Quero Ser SÓCIO

Serviços D.T.C

Acede ao link

Quero saber +

Contactos

R. Costa, 5425-011 Anelhe

santuarioanimalvidaboa@gmail.com

+351 962 115 445

(Chamada para a rede móvel nacional)