O rato-do-campo é um roedor que pode atingir até 11 cm de comprimento (cabeça e corpo), com uma cauda de 7 a 15 cm. Apresenta cabeça arredondada, com grandes olhos negros e orelhas redondas. O focinho é pontiagudo e tem longos bigodes brancos. O corpo é alongado, coberto por uma pelagem castanho-amarelada, mais clara na zona ventral, podendo apresentar uma mancha peitoral amarelada. As patas posteriores são compridas, destacando-se pela sua robustez.
Em termos de distribuição, esta espécie encontra-se por todo o território continental de Portugal, de norte ao sul, tanto no litoral como no interior, sendo localmente abundante. A nível mundial, distribui-se por toda a Europa Continental, Ilhas Britânicas, Escandinávia Meridional e Norte de África.
A alimentação deste rato é bastante variada e adaptada à disponibilidade de recursos. No inverno, consome sobretudo sementes de árvores, como castanhas, bolotas e pinhões. Na primavera e verão, a dieta inclui plantas novas, rebentos e invertebrados como caracóis, artrópodes e minhocas. Assim, esta espécie desempenha um papel ecológico importante na dispersão de sementes e no controlo das populações das suas presas.
Fotografia de: naturpel https://www.biodiversity4all.org/taxa/45562-Apodemus-sylvaticus
(Chamada para a rede móvel nacional)