O sapo-parteiro-comum é um anfíbio facilmente observável no SAVB. Este sapo é de pequeno porte, apresentando uma coloração que varia entre o acinzentado e o castanho. Possui dorso verrugoso e os membros são curtos e robustos. Na época da reprodução, são os machos que transportam os ovos, sobre o dorso, comportamento que está na origem do seu nome comum.
Ocorre em habitats terrestres, tais como bosques ou florestas, campos agrícolas e até áreas urbanas. Na época da reprodução recorre a rios com pouca ou nenhuma corrente ou a lagoas permanentes.
O sapo-parteiro-comum distribui-se pelo Norte de Marrocos, Península Ibérica, França, Norte da Suíça e pela metade meridional da Bélgica e da Alemanha. De distribuição fragmentada em Portugal continental, ocorre de uma forma praticamente contínua em toda a região norte e centro do país, até ao rio Tejo. A sul do Tejo está presente apenas na Serra de São Mamede.
Esta espécie alimenta-se de pequenos invertebrados, tendo um papel ecológico importante no controlo populacional das suas presas.
2ª Fotografia: Armando Caldas https://portugalselvagem.pt/sapo-parteiro-comum-alytes-obstreticans/
(Chamada para a rede móvel nacional)