O tentilhão-comum é uma ave que pode ser vista no SAVB durante todo o ano, mas cujo efetivo populacional é maior nesta altura pela chegada de indivíduos invernantes.
O tentilhão-comum é uma ave de pequeno porte. No que respeita à plumagem, os tentilhões machos ostentam um típico barrete azulado que se estende pela nuca até ao dorso e apresenta peito e faces avermelhados. Por outro lado, as fêmeas têm cores menos garridas, com o corpo cinzento-acastanhado.
Esta ave é uma espécie migradora que se encontra distribuída por toda a Europa, pela Ásia central e pelo norte de África. Em Portugal, distribui-se por todo o país, incluindo o arquipélago dos Açores e a ilha da Madeira. O tentilhão-comum é residente, vendo, contudo, os efetivos serem aumentados pela chegada de invernantes durante o Outono. Frequenta habitats com vegetação de porte arbóreo, encontrando-se em todo o tipo de zonas arborizadas.
Em relação à alimentação, a sua dieta baseia-se maioritariamente em sementes e frutos. No entanto, na época de reprodução, o tentilhão também procura pequenos invertebrados. Posto isto, além de serem excelentes dispersores de sementes, também ajudam a controlar as populações das suas presas, prevenindo a formação de pragas.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)