O texugo-europeu é um mamífero carnívoro de médio porte pertencente à família Mustelidae. A espécie é facilmente reconhecida pelo seu padrão facial, apresentando pelagem branca com duas listas longitudinais negras da ponta do focinho até às orelhas.
Os texugos são animais gregários tipicamente crepusculares ou noturnos e os seus territórios são geralmente delimitados por latrinas onde tendem a depositar regularmente os seus excrementos. Vivem em tocas, as texugueiras, e habitam maioritariamente florestas, pastos e áreas suburbanas. Esta espécie pode ser encontrada em quase toda a Europa e na parte mais ocidental da Ásia. Em Portugal, a sua distribuição é generalizada por todo o território continental.
Ao nível alimentar, os texugos, além de se alimentarem de cadáveres e de predarem répteis, anfíbios, aves, mamíferos, artrópodes e vermes, também baseiam fortemente a sua dieta em nozes, plantas, bolbos e frutos. Posto isto, esta espécie tem uma grande importância ecológica, já que além de serem excelentes controladores dos mais diversos tipos de pragas, também são dispersores de sementes por meio das suas fezes.
Assim sendo, é um privilégio saber que também eles encontram aqui uma vida boa. Para os proteger, por favor, tenha atenção quando conduz durante a noite. Outra ameaça para esta espécie é a armadilhagem ilegal, portanto se encontrar alguma armadilha, por favor, contacte o SEPNA – 808200520.
(Chamada para a rede móvel nacional)