O torcicolo é uma ave da família dos pica-paus. A sua plumagem castanha e cinzenta torna esta ave difícil de detetar, especialmente quando pousada nos troncos das árvores. Assim, o canto característico que o torcicolo emite é o principal meio de deteção desta espécie.
O nome peculiar desta ave provém do seu principal mecanismo de defesa. Quando se sente ameaçado, o torcicolo é capaz de mover o pescoço de forma rápida e em várias direções mimetizando o movimento de uma serpente.
Esta ave nidifica numa ampla faixa que abrange praticamente toda a Europa continental, estendendo-se até ao Japão. Possui populações residentes nalguns locais do extremo sul da Europa e no Magrebe. As restantes populações são migradoras, invernando em África a sul do Saara, na Índia, sudeste asiático e ilhas mais meridionais do Japão.
Em Portugal Continental, o torcicolo distribui-se de forma dispersa por todo o território nacional e pode ser visto de Abril a Outubro, embora ocasionalmente se observe no Inverno, no sul do país. Esta ave nidifica numa tipologia variada de habitats nomeadamente montados, carvalhais, pomares, bosques mistos, zonas agrícolas e galerias ripícolas.
O torcicolo consome, maioritariamente, formigas, mas também outros invertebrados. Posto isto, denota-se a sua importância no controlo populacional das suas presas.
Fotografia de: Ricardo Rodríguez, https://ebird.org/species/eurwry?siteLanguage=pt_PT
(Chamada para a rede móvel nacional)