O tordo-comum, também conhecido como tordo-músico e tordo-pinto, caracteriza-se pela plumagem globalmente castanha nas partes superiores e partes inferiores brancas sarapintadas de castanho. Trata-se da espécie de tordo mais comum no nosso País. Outrora, a área onde se situa o Santuário era um local de caça ao tordo, mas com a criação da Associação, essa prática cessou.
Como nidificante, esta ave distribui-se pelo norte da Península Ibérica, norte da Escandinávia e Ásia central. As populações do Norte e do Leste são migradoras, invernando na zona mediterrânica, Cáucaso e norte de África. Em Portugal Continental, como reprodutor, o tordo-comum tem uma distribuição limitada ao norte e centro do país embora tenha vindo a expandir-se para sul em anos recentes. No entanto, a partir de Outubro, com a chegada de um grande número de indivíduos invernantes, a espécie pode ser vista por todo o território.
Esta espécie alimenta-se de grãos e frutos mas também de invertebrados, principalmente minhocas e caracóis, tendo um papel preponderante no controlo populacional das suas presas e dispersão de sementes.
Fotografia de: Carl Hawker https://www.avesdeportugal.info/turphi/
(Chamada para a rede móvel nacional)