A trepadeira-comum também conhecida como trepadeira-do-sul, amarinhadeira, subideira e trepa-pinheiros é uma pequena ave de aspeto bastante peculiar. Apresenta um corpo rechonchudo e compacto com bico comprido e encurvado. O dorso e as asas são acastanhadas, e as partes inferiores são brancas. A sua plumagem ajuda-a a passar despercebida quando se desloca ao longo dos troncos, característica pela qual tem o nome de trepadeira. A sua época de reprodução começa em março e prolonga-se até meados de julho.
Esta pequena ave distribui-se por quase toda a zona temperada da Europa e pelo Norte de África. É uma ave residente e nidificante em Portugal, que se distribui por todo o território Continental, podendo ser vista durante todo o ano.
É comum em zonas florestais, sobretudo de árvores velhas e de folhosas, encontrando-se também em plantações de coníferas. Ocorre ainda em parques e jardins.
No que diz respeito à alimentação, preda sobretudo pequenos invertebrados, ajudando a controlar as populações das suas presas e ajudando a prevenir a formação de pragas.
Fotografia de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)