O tritão-de ventre-laranja é um anfíbio que pode ser visto no Santuário Animal Vida Boa cujo comprimento, no estado adulto, varia entre os 5 e os 10 cm. A coloração do dorso é castanha-amarelada ou esverdeada, com pequenas manchas negras dispersas. Por outro lado, a face ventral do corpo é laranja, avermelhada ou amarela.
Essencialmente noturno e crepuscular, trata-se de um tritão bastante aquático, frequentando ribeiros com vegetação aquática abundante e corrente fraca, charcos temporários, poços, lagoas, tanques, represas e albufeiras. Durante a época seca, pode, no entanto, ser encontrado em terra, estando debaixo de pedras, troncos caídos e outros locais húmidos. A reprodução estende-se de novembro a junho e o acasalamento ocorre dentro de água.
Esta espécie é endémica da metade Oeste da Península Ibérica, distribuindo-se por todo o território de Portugal Continental.
Quanto à alimentação, ingerem pequenos vermes, insetos, larvas e crustáceos aquáticos, contribuindo para o controlo populacional das suas presas e ajudando a controlar potenciais pragas.
Fotografias de: André Brito https://andre.greeneye.pt/
(Chamada para a rede móvel nacional)