O visão-americano, também conhecido como vison-americano, é uma espécie invasora em Portugal, estando a sua presença confirmada no norte do país.
O visão-americano é um mamífero de origem americana e de tamanho médio (30 a 45 centímetros de comprimento), apresentando pelagem brilhante, de cor castanha. Naturalmente, esta espécie ocorre na América do Norte (Estados Unidos e Canadá). No entanto, com a ajuda do Homem, colonizou quase todos os continentes, incluindo a Europa.
Este mamífero foi introduzido em Portugal, estando a sua presença confirmada no Norte do País. Esta espécie foi introduzida em Espanha no final da década de 50, para criação em quintas de produção intensiva, com o objetivo de comercializar as suas peles. Pensa-se que a colonização do território português tenha ocorrido a partir de populações que escaparam destas quintas de produção da Galiza e que conseguiram chegar à fronteira portuguesa. Assim, o primeiro indivíduo foi detetado em Portugal no rio Minho, em 1985.
Trata-se de um carnívoro oportunista e generalista, alimentando-se de peixes, lagostins, aves, anfíbios e outros mamíferos. Assim, nos locais onde é nativo, tem um papel importante no controlo populacional das suas presas. Nos locais onde é introduzido, como acontece em Portugal, é um perigo para a biodiversidade local, pois exerce atividade predatória sobre espécies nativas e compete com predadores autóctones, como a lontra e o toirão.
(Chamada para a rede móvel nacional)